quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Decisão : a hora do SIM ou NÃO, renúncia , perdão, arrependimento e confissão.


          Decisão : a hora do SIM ou NÃO, renúncia , perdão, arrependimento e confissão.

               Em vários momentos das nossas vidas temos que tomar decisões , algumas são bem simples e fáceis de tomar ,outras requer um pouco mais de coragem e até mesmo de sacrifício.
E a nossa caminhada com Deus é do mesmo modo , o tempo todo temos que tomar decisões , temos que decidir pelo sim ou não.
Temos que entender que decisões não são tomadas com “talvez”, “acho”,e sim com certeza . Em Mateus 5.37 nos ensina que a palavra do Cristão é sim sim e não não , porque para Deus não tem meio termo.
Encontraremos na bíblia diversos momentos de decisões que mudaram a vida de pessoas quer seja para o bem , quer ser seja para o mau.
A 1ª decisão a ser tomada na bíblia nos mostra que o Sim nem sempre é a resposta correta.
Em gênesis 3 nos mostra que Deus da uma ordem a Adão e Eva ,para que não comessem o fruto da árvore do conhecimento, porém a serpente oferece para Eva o tal fruto proibido , e chega a hora em que ela terá que tomar uma decisão onde mudaria a sua história ,a hora de dizer sim ou não.
E todos conhecem o final dessa história .
Quando Deus manda Noé  construir uma arca , ele tinha o livre arbítrio de dizer, Sim eu vou construir uma arca , ou não . Temos que lembrar que todas as nossas decisões nos trarão consequências mais cedo ou mais tarde nas nossas vidas.

Veremos algumas decisões e consequências que cita a bíblia.




Esse começo de lição nos mostra o quanto Deus requer algo de nós o tempo todo, ele nos chama a tomar uma
decisão ainda hoje , a grande verdade é que quando tomamos uma decisão estamos escolhendo as consequências daquilo que vamos carregar para o resto das nossas vidas (lamentações 3,39). Do que queixa-se os homens , queixam-se dos próprios pecados.
E dentro desse assunto “decisão” vamos falar de 4 ítens que nos levam ao céu .

1Renúncia
                                                              
                        2 Perdão
                                                               
                                             3 Arrependimento
                                                               
                                                                              4 - Confissão


                                                           
                                                               
                                             1 – Renúncia

Quando falamos de renúncia  estamos falando de desfazer , despojar, abandonar e desistir . Sabemos que quando Deus chama uma pessoa é necessário que venhamos desfazer de muitas coisas que nos impede de se achegar a Deus.
O Próprio Jesus renunciou a sua própria vida para viver o chamado de Deus, renunciou a sua Glória e Majestade para viver uma vida humilde na terra .
E nós sabemos que será necessário algumas renúncias para seguir a Cristo, hoje temos no  Brasil  40 milhões de pessoas afastadas do caminho do Senhor , ou seja 40 milhões de pessoas que não renunciaram algo para permanecer no caminho.
Em Mateus 19 , temos uma história que nos mostra um jovem rico que deseja servir a Deus , mas quando é aconselhado a renunciar  sua riqueza para caminhar com Jesus , ele se entristece ,mas não abre mão do que é seu e volta a seguir seu próprio caminho.
Mateus 4 , mostra que Jesus chama Pedro e seu irmão André para o seguirem no momento que eles estavam lançando a rede ao mar para pescar , e eles apenas deixaram tudo e o seguiram. Porque eles entendiam que Deus se responsabilizava com tudo. Quando nos escolhe e nos chama para viver a vontade dele.
Faça uma análise agora , o que te impede de estar na presença de Deus , o que você precisa renunciar , sempre tem algo que Deus pede para deixarmos, e hoje Ele esta falando que você tem o poder da decisão nas suas mãos , podemos fazer como o jovem rico ou como Pedro.

               
                                                         2 – Perdão.

Muito se fala em libertação nas igrejas nos dias de hoje, e mal sabemos que um dos maiores atos de libertação é a atitude de liberar perdão e pedir perdão.  Quando tomamos essa atitude estamos nos desvencilhando de algo que nos faz mal, que nos traz doença para a alma e para o físico.
Entretanto, apesar de ser tão importante, perdoar não é nada fácil, principalmente para aqueles que não seguem o que a Palavra de Deus orienta a fazer. Por isso, resolvi escrever cinco verdades bíblicas sobre o perdão. Em um primeiro momento, elas podem nos confrontar, mas, depois, vão nos direcionar a fazer a coisa certa:

                1) Perdão não é uma escolha

É comum escolhermos o que vamos perdoar, baseados naquilo que acreditamos ser "perdoável" ou não. Algumas pessoas acreditam, por exemplo, que alguém que comete o mesmo erro conosco mais de uma vez, não merece ser perdoada. Então elas criam uma espécie de "escala de perdão".  Mas a Palavra de Deus nos mostra que, perdoar não é uma escolha, mas uma ordem! Veja o que Jesus disse: "Tomem cuidado. Se o seu irmão pecar, repreenda-o e, se ele se arrepender, perdoe-lhe. Se pecar contra você sete vezes no dia, e sete vezes voltar a você e disser: ‘Estou arrependido’, perdoe-lhe" (Lucas 17:3-4).

               2) Perdão não é um sentimento

Sentir vontade de perdoar é muito bom. Mas a verdade é que quase nunca isso acontece! Se analisarmos os nossos sentimentos, encontraremos raiva, mágoa e desejo de vingança em nosso coração.  Por isso a Bíblia nos mostra que o perdão não deve ser fruto da emoção, e sim da razão. É claro que o sentimento pode estar envolvido no ato de perdoar, mas, se não estiver, a razão tem que prevalecer. Quando Pedro perguntou a Jesus sobre o quanto devemos perdoar, Ele deu uma resposta impactante: "Então Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: ‘Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes?’. Jesus respondeu: ‘Eu lhe digo: não até sete, mas até setenta vezes sete’" (Mateus 18:21,22). PERDOAR É ATITUDE.

               3) Perdão fingido não é perdão

Fingir o perdão é algo que muitas pessoas fazem, pois torna as coisas mais "fáceis". O verdadeiro perdão faz com que você viva em sinceridade com a pessoa que você perdoou.
Marcos 11 25.26.

                4) Perdão não é esquecer

Conheço muitas pessoas que não liberam o perdão por acharem que, por elas se lembrarem do que ocorreu, significa que não houve o perdão. Mas, se nos basearmos nesse modo de pensar, nunca conseguiremos perdoar ninguém! Quando somos agredidos ou ofendidos de alguma forma, o nosso cérebro guarda aquelas informações tão intensamente, que dificilmente nos esqueceremos um dia. Então, quando você perdoa, não significa que você esqueceu o que o outro fez com você, mas sim de que você não leva mais em conta. Quem perdoa, se lembra do que aconteceu, mas também se lembra que decidiu liberar perdão e isso traz paz ao coração. Veja o que Deus disse para o povo de Israel: "Porque eu lhes perdoarei a maldade e não me lembrarei mais dos seus pecados" (Jeremias 31:34). Essa passagem diz que Deus não se lembrará mais dos pecados daquele povo, mas eu te pergunto: Será que o Deus Todo Poderoso pode se esquecer de alguma coisa? É claro que não! Com isso, o texto mostra que Deus não os culpa mais pelos pecados confessados, pois Ele já os perdoou.

                   5) Deus não aprova a falta de perdão

Mesmo diante de todas essas verdades citadas aqui, existem muitas pessoas que não estão dispostas a perdoar. O problema é que essa decisão coloca essas pessoas diante do julgamento de Deus: "Pois se perdoarem as ofensas uns dos outros, o Pai celestial também lhes perdoará. Mas se não perdoarem uns aos outros, o Pai celestial não lhes perdoará as ofensas" (Mateus 6:14-15).

Pode parecer terrível, mas Deus não perdoa aqueles que não querem perdoar, pois Ele demonstrou o maior ato de perdão, ao enviar Seu Filho para morrer por nós, mesmo sendo tão pecadores! Por isso, a falta de perdão pode trazer muitas coisas ruins. Ela nos leva para longe da presença do Senhor e abre brechas para que o inimigo atue em nossas vidas. Em Isaías 59:2 está escrito: "As suas maldades separaram vocês do seu Deus; os seus pecados esconderam de vocês o rosto dele, e por isso ele não os ouvirá".

Essa é uma das razões pela qual tantas pessoas sofrem com doenças físicas e emocionais. A falta de perdão e o distanciamento de Deus gera uma ferida espiritual muito grande na pessoa, que tende a aumentar com o passar do tempo.
Se existe uma coisa que não combina com o caminhar com Cristo é a falta de arrependimento, a bíblia diz que o nosso Deus é rico em misericórdia, sendo assim ele perdoa tudo, mas para que haja perdão é necessária que exista o arrependimento dos erros.
O verdadeiro arrependimento é algo que nos faz sentirmos tristes por causa do nosso pecado e decidimos  mudar. Quem se arrepende rejeita o pecado e reconhece que precisa de Jesus para ser salvo .
O arrependimento vem de um sentimento, porém é concluído por uma ação.

Temos que saber a diferença entre arrependimento e remorso, pois esses dois sentimentos diferentes só tem duas coisas em comum, tanto um quanto o outro sentimento reconhece que errou. Muitas pessoas vivem em pecado achando que alcançou a misericórdia de Deus pelo simples fato de confundir esses dois sentimentos.
Na bíblia temos um exemplo  muito claro de REMORSO , em Mateus 27.3 , nos mostra que Judas reconhece o erro que fez ao trair Jesus, ele se entristece, entrega as moedas e se suicida. Quero trazer algo importante que nos mostra nesse versículo, ele diz que Judas arrependido entrega as moedas, porém se mata.



Como se o pecado dele estivesse nas moedas e não na atitude, isso nos , isso nos mostra claramente que tudo isso não passou de um remorso ,  pois o arrependimento lhe traria salvação e não condenação eterna. O remorso é uma opressão demoníaca que leva as pessoas à depressão, loucura e morte.
Em 2 Corintios 7.10 , diz – Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte . A tristeza do mundo é o remorso. Foi justamente o que aconteceu com Judas, veio um sentimento momentâneo que o levou ao suicídio.
O arrependimento momentâneo é algo que passa e com certeza levará as pessoas cometerem os mesmo erros, praticarem os mesmo pecados,  e isso se torna um perigo, porque passamos a conviver com isso, passa a ser algo normal.
E infelizmente isso nos traz a morte espiritual, nos deixa distante da presença de Deus, mesmo que achamos que estamos andando lado a lado com ele. Sem abandono do pecado não iremos nunca andar na presença Dele, pois ele é Santo .
             
  Agora vamos falar do verdadeiro sentimento que nos aproxima do Pai.  Em Isais 55.7 , Deus fala algo que leva ao povo a renunciar os pecados, se arrepender e buscar a salvação.
“Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos e se converta ao Senhor, que se compadeça dele, torne para o nosso Deus, porque é grandioso em perdoar”.
Quando a bíblia fala “deixe”,abandona”, ela esta dizendo para que nos arrependemos dos nossos pecados e buscamos em Deus o perdão .
                 
A bíblia é muito rica quando se fala em arrependimento porque o tempo todo Deus chama o homem para uma nova vida ,  pois não podemos mais caminhar um dia se quer sem que antes paramos para analisar a nossa vida com Deus. Será que não estamos carregando algo em nós que Deus tem nos tocado muito, algo que Deus sempre nos traz a memória, algo que o nosso adversário tem te acusado, e isso vem sempre com uma tristeza, algo que sempre pensamos – Eu  queria deixar de fazer isso, eu queria esquecer o que fiz, mas não consigo . Hoje é o dia que você pode deixar esse sentimento fora da sua vida.
Em Lucas 5.31 , Jesus fala algo lindo – Não são os que tem saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores ao arrependimento.  A única pessoa que pode de nos impedir de alcançar as misericórdias de Deus somos nós mesmo, pois o Pai já disse, eu vim para você, estou de braços abertos esperando o seu arrependimento.
Deus promove uma festa no céu quando um pecador se arrepende. Em Lucas 15.10 diz – Assim vos digo que há alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende.
Ezequiel 18.30-32 – “ Portanto , ó nação de Israel, eu os julgarei, a cada um de acordo com seus caminhos. Palavra do Soberano, o Senhor. Arrependam-se , desviem-se todos os seus males, PARA QUE O PECADO NÃO CAUSE A QUEDA DE VOCÊS, livrem-se de todos os males que vocês cometeram e busquem um coração novo e um espírito novo. Porque deveriam morrer, ó nação de Israel. Pois não me agrada a morte de ninguém. Palavra do Soberano, o Senhor. ARREPENDAM-SE E VIVAM.
Essa palavra nos traz o verdadeiro sentido do arrependimento. VIVER. É  necessário falarmos que o arrependimento  é seguido de algo que muitas pessoas ignoram.
                 
                                                     4 - Confissão.

Provérbios 28.13 – Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia.
Romanos 10.9 – Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que o Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.


I João 1.9 – Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.
No antigo testamento as pessoas que se arrependiam dos seus pecados teriam que se dirigir até o Sacerdote e confessar os seus pecados, para que ele levasse a Deus em oração e assim lhe diria o que fazer para alcançar a misericórdia.

Porém no novo testamento a morte de Cristo nos deu livre acesso ao PAI.
Porém vamos ver o que a bíblia nos ensina sobre a verdadeira confissão.
I Timóteo 2.5 – Porque há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens. Jesus Cristo,homem.
Lendo isso entendemos que  a bíblia não nos ensina que devemos confessar ao sacerdote, sendo que a bíblia que quando o véu se rasgou passamos a ter livre acesso ao Pai.
Em Tiago 5.16 diz – Confessai as vossas culpas uns aos outros e orai um pelos outros, para que sareis, a oração do justo pode muito em seus efeitos.

Esse versículo é muito polêmico por causa das interpretações que fazem em relação ao confessar uns aos outros. Mas vamos entender o que realmente a palavra diz quando analisarmos os detalhes. Todos  os versículos é necessário ler o texto e o contexto.
O texto diz que devemos confessar um aos outros, o contexto diz que a oração do JUSTO pode muito em seus efeitos. A palavra diz que nem todos que diz Senhor, Senhor entraram no reino dos céus, então sendo assim podemos entender que nem todos que estão na igreja são justos.
Em atos 8.24 , mostra que Simão arrependido de um pecado que cometeu, pediu a Pedro que orasse por ele, porque ele fez isso?

Porque ele viu em Pedro um homem justo para que ele pudesse confiar e pedir ajuda. Pecado não se confessa para qualquer um. Imagine que você conte o seu pecado para uma pessoa que comete o pecado da fofoca e não esta liberta ainda. Você terá problemas!
Nesse mesmo versículo confessai uns aos outros para que SAREIS. Nem toda doença é consequência de pecado, porém o pecado pode impedir a cura. É bom verificarmos que quando Jesus cura as pessoas ele  fala “Perdoados estão o seus pecados”.
 Ler Mateus 9.2 e Marcos 2.5.

Quando pecamos e nos arrependemos e  confessamos o nosso erro a Deus somos perdoados, porém fica sobre nós um sentimento de acusação que vem da nossa mente e também do próprio acusador , o diabo. (Ap. 12.10).
Às vezes estamos doentes da alma e do corpo e não sabemos a razão.Muitas vezes estamos nos sentindo condenados e isso nos deixa doentes , enquanto não confessarmos não somos curados.
No salmo 32.3-5 , Davi nos mostra que enquanto ele não ABRIU A BOCA e não confessou ele sentia dores no corpo ao ponto de gemer, não tinha mais humor, porque carregava sobre ele o peso da acusação.
O ato de confessar com os próprios lábios os pecados praticados e ter alguém de confiança para orar juntos traz cura para a alma, podemos dizer que liberamos a nossa alma no mundo espiritual, pois é onde o acusador encontra brecha.


Como você é conhecido no mundo espiritual?

O nome Jacó significa enganador, porquanto ele enganou o seu irmão duas vezes. Porém chegou um dia que Jacó luta com um anjo para ser abençoado. E Deus vendo isso trocou o seu nome para Israel, que significa, homem que luta com Deus.
E quando confessamos nossos pecados estamos dando legalidade para que não venhamos mais ser acusados dos nossos pecados, porque o acusador não terá mais motivos para nos apelidar porque fomos perdoados e curados.




















Nenhum comentário:

Postar um comentário