quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Lidando com os pensamentos




         Lidando com os pensamentos


Hoje falaremos de algo muito importante,  mas que é pouco abordado nas igrejas, família e até mesmo na sociedade.
E esse algo nos faz tomar decisões, nos entristece, por outras vezes até nos alegra, mas que também pode nos levar a morte.
E a intenção hoje é aprender a lidar com os nossos PENSAMENTOS.
ll Corintios 10.5 – Destruindo os conselhos e toda altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levado cativo todo pensamento à obediência a Deus.

A maioria das pessoas, vivem sobre a influência dos seus próprios pensamentos de acusação, frustração, derrota, autopiedade, enfim uma série de pensamentos enganosos. O problema é que quando esse pensamento nos traz algum tipo de sentimento que cria uma raiz dentro de você.
Esse texto em ll Corintios nos ensina que devemos lançar fora todo tipo de sentimento que nos faz prisioneiros de nós mesmo.
Acredito que o melhor modo de ter direção em relação a esses problemas é perguntarmos para nós mesmo.

Se esse sentimento e pensamento me traz pertubação, será que ele vem de Deus?

Cristo me liberta ou me traz condenação?

Isso me fortalece ou me enfraquece?

Devo permitir ou eliminar esse meu pensamento?

Quantas pessoas no mundo matam ou se suicidam porque não elimina o pensamento de morte. Em um momento de ira, raiva e desespero, geralmente fazemos a primeira coisa que vem no pensamento.
A bíblia nos ensina quais são os frutos do Espírito que habita em nós
Gálatas 5.22 – Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longaminidade, benignidade, bondade, fé, mansidão e temperança.

Veremos algumas situações e decisões que devemos obter para eliminarmos os pensamentos que nos escraviza.

                                         
             1 – Dando ordens aos pensamentos.

Muitas vezes nos encontramos com pensamentos sobre algo que nos machucam, que nos traz um sentimento de raiva, que nos causa ira para o  nosso coração,  por algo que não existe, e o teu pensamento te leva até mesmo a imaginar a cena.
Isso acontece muito na vida de casais, imaginamos, acusamos, sentimos raiva, nos entristecemos, e  nos dia de hoje infelizmente muitas pessoas matam por causa de um simples pensamento.

A palavra de Deus declara que devemos escolher os nossos pensamentos, e isso é de nossa responsabilidade.
Filipenses 4.8 – Quanto ao mais irmãos, tudo que for verdadeiro, tudo que é honesto, tudo que é justo, tudo que é puro, tudo que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude nisso, e se há algum louvor, nisso PENSAI.

O apóstolo Paulo nos ensina a pensar no que é bom, a pensar em coisas que nos levantam, que nos encorajam, que nos desestimule a crescer.
Só que isso não é algo que temos que pedir para Deus, porque cabe a nós tomarmos a atitude de não aceitar e lançar para fora os maus pensamentos, porque a bíblia nos ensina que temos que ter o domínio próprio.
No salmo 103.1-5 – Davi dar ordens para a sua própria alma, que tem uma grande influência sobre os nossos pensamentos. Ele diz bendize ó minha alma ao Senhor e se lembre de todos os seus benefícios. Ele induz a alma a ter pensamentos do bem que o Senhor fez.
Em Jeremias 3.19 – 23 – Jeremias também nos ensina a pensar nas coisas que vem do Senhor , no começo ele fala das lembranças das aflições, mas no versículo 21 ele já fala em se lembrar das promessas que tem do Senhor.


           2 – Discernindo pensamentos de acusações.

Nós todos erramos, todos nós pecamos, a bíblia diz que só houve um que jamais pecou, e esse é Jesus Cristo.
E todas as vezes que pecamos abrimos uma porta para que o diabo possa nos trazer um pensamento de acusação.
Em apocalipse 12.10, diz que o nosso adversário é o nosso acusador, e esses pensamentos sempre virão até você como se fosse o próprio Deus nos acusando e julgando.
No livro de Jó vemos quando o próprio diabo tentar julga-lo diante de Deus, e Jô defendido pelo Todo Poderoso, ele  não aceitas as acusações.
Porque Deus é Pai, e o Pai ama seu filho e não o condena.
A palavra diz que o diabo é o pai da mentira e faz com que os pensamentos de acusação atrapalhe o seu relacionamento com Deus, não podemos esquecer que somos justifica pela fé.

Não aceite mais viver uma vida de escravidão, presa a você mesmo (a).
João 8.32 – E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
João 8.36 – Se pois os Filho (Jesus) vos libertar, verdadeiramente sereis LIVRES.

                                                           
                 3 – O Tribunal

Em Zacarias, capítulos 3.1-5, encontramos na descrição da visão do profeta um exemplo do tribunal que enfrentamos quando somos acusados pelo inimigo:
“Ele me mostrou o sumo sacerdote Josué, o qual estava diante do anjo do Senhor, e satanás estava à sua mão direita, para lhe opor. Mas o anjo do Senhor disse a satanás: Que o Senhor te repreenda ó satanás, o Senhor que escolher a Jerusalém, te repreenda. Não é este um tição tirado fogo?, ora Josué, vestido de trajes sujos, estava em pé diante do anjo. Então, falando esta, ordenou aos que estavam diante dele, dizendo: tirai-lhe estes trajes sujos. E a Josué disse – Eis que tenho feito com que passe de tia tua iniquidade, e te vestirei de trajes festivos. Também disse eu: ponham-lhe pois, sobre a cabeça uma mitra limpa, e vestiram-no, e o anjo do Senhor estava ali em pé.
Josué estava diante de Deus como sumo sacerdote representando a nação de Israel. Ele estava vestido com roupas imundas, o que não era bom. A imagem que temos diante de nós é a de um homem representando todos os pecados de Israel, e satanás esta ao seu lado para acusa-lo.

Mas a quem Deus repreende?    Ele não repreende a Josué, mas sim a satanás.
O  que você acha que Deus esta fazendo hoje?, mediante as acusações de santanás na minha e na sua vida?
Esta cena no tribunal nós vivemos hoje em Cristo, Quem é o juiz? DEUS. Quem são os acusados? Você e eu. Quem é o promotor? Satanás.Quem é o advogado? Jesus.
Você acha que existe alguma possibilidade de perdemos essa causa?

           4 – Discernindo os dois tipos de tristeza.

Já vimos no textos acima que o nosso adversário é o nosso grande acusador e constantemente lança pensamentos de acusação para nos manter longe de um relacionamento íntimo com o nosso Pai celestial.
Entretanto, sabemos que , quando cometemos algum pecado, o Espírito Santo nos traz uma convicção do nosso erro para que nos arrependamos  voltemos novamente á nossa intimidade com Deus. Como então fazer a diferença entre a acusação do pecado lançada pelo inimigo, e a convicção do pecado trazida pelo Espírito Santo?
ll Corintios 7. 9-10 – Agora digo, não porque foste entristecido, mas para que entristecido para o arrependimento, pois segundo Deus entristecido, para que por nós não sofrêsseis dano em alguma coisa. Porque a tristeza segundo Deus opera o arrependimento para a salvação, o qual não traz pesar, mas a tristeza do mundo opera a morte.

O apóstolo Paulo esta dizendo, estou contente que estejam debaixo da convicção de Deus e estejam sentindo tristeza. “ Por que?. Porque ela gera arrependimento e a vida sem remorsos.
Então confesso meus pecados, não há mais nenhuma condenação. Tudo fica resolvido. Mas a tristeza do mundo gera morte, ela simplesmente o destrói. Os sentimentos podem ser semelhantes, porém a diferença esta na origem e no resultado.

Deus abençoe a todos.


O Cristão e a modernidade



                                                                 


                       O  Cristão e a modernidade

O mundo esta passando por um desenvolvimento muito rápido, e a grande verdade é que nem todas as  pessoas tem conseguido acompanhar esse crescimento da era digital.
É muita modernidade, cada dia que passa as pessoas estão mais dependente de toda essa tecnologia que no traz comodidade, pagamos e compramos sem sair de casa, estudamos sem sair de casa, em algumas empresas existem pessoas que trabalham sem sair de casa.
Isso não é algo ruim, a tecnologia, a modernidade é muito boa, mas como muitas coisas na vida tem seu lado bom e o lado ruim, ela também apresenta esses dois lados.
Mas o que devemos nos preocupar é como a igreja tem se adaptado a tudo isso?, como o jovem Cristão tem se mantido fiel a Deus mediantes a esse mundo de informação dentro de casa 24 horas por dia.

Em l João 2:14 , o próprio Deus diz que  Ele chamou o jovem porque sois forte, e que esta com a palavra, e já venceste ao inimigo.
Em outras palavras Deus esta dizendo que os jovens que conhecem e vivem a palavra é forte para vencer toda e qualquer tentação presente neste século.


O  que falta hoje na grande maioria dos jovens são duas coisas.

1 – Conhecer a palavra

2 – Reconhecer essa força que o próprio Deus lhe entregou.

Encontraremos na bíblia jovens que conseguiram vencer as tentações da atualidade da época deles.
Gn 39 – José rejeita a mulher se deitar com a esposa de Potifar (general do exército) , isso daria a José um status muito grande. Mas ele preferiu não aceitar essa proposta do adversário.
Dn 1.8 – Davi e seus amigos não aceitaram a sentar na mesa e comer do manjar do Rei, eles preferiram ser diferente das pessoas daquela atualidade, daquele presente momento.
Todos passam suas tentações, tribulações, perseguições dentro da atualidade em que vive, o que muda é a forma de lhe dar com a situação , aceitar ou não.

Em l Timóteo 4.12 , diz – Ninguém despreze a tua mocidade, mas seja o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor,no espírito, na fé e na pureza.
Timóteo era um jovem obreiro, ao qual o Apóstolo Paulo o enviou a cuidar de uma igreja e pediu que ninguém desprezasse a pouca idade dele, porque ele apresentava um bom exemplo de Cristão mesmo sendo jovem.
O que Deus nos mostra aqui é que todo jovem que se coloca a viver verdadeiramente a palavra do Senhor, crescendo no conhecimento da palavra tem toda a autoridade perante qualquer pessoa, seja ela de qualquer idade.

Podemos ver alguns pontos que a modernidade e a tecnologia traz para todas as pessoas, mas especialmente ao jovem dentro ou fora da igreja.

                 1 – Desejos da mocidade.

ll Timóteo 2.22 – Foge, também dos desejos da sua mocidade, e segue a justiça ,a fé, o amor e a paz com os que com um coração puro o invocam o Senhor.
Hoje temos todos os tipos de informações dentro de casa, e todo jovem tem seus desejos carnais, que mesmo longe do contato com alguém consegue encontrar a resposta para esses desejos.
Pornografia, desejo da independência familiar e independência de Deus, acesso à informações que não lhe corresponde com a idade em que vive.

            2 – Um padrão de beleza e felicidade.

Provérbios 30.7-8 – Afasta de mim a vaidade e a palavra mentirosa.
Essa modernidade traz sobre muitos uma exigência excessiva sobre si. Muitas pessoas passam a se sentir feia, gorda,alta,baixa, e por outro lado algumas pessoas se acham bonita demais, superior, diferente, justamente porque foi criado um esteriótipo do jovem que você  precisa ser. Trazendo as vezes uma rivalidade entre pessoas por causa dessa beleza exagerada.
Pergunta , responda para você mesmo.
Quantas vezes você  já postou algo que você não é, mas tem vontade de ser. Não tem, mas gostaria de ter?
Isso é tentar ser aquilo que o modernismo te obriga a ser.


           3 - O consumismo e os vícios.

João 8.36 – Se, pois o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.

O consumismo é algo tão destruidor como o vício, embora sejam coisas um pouco distantes.
Assim como falamos que o modernismo nos pressiona a ser um ALGUÉM  que não somos , ele também nos ensina a ter o que muitas vezes não podemos, sendo assim entramos em consumimos desenfreado. Porque para ser um ALGUÉM, precisamos nos vestir e ser como um ALGUÉM.
Tem uma frase interessante que diz:

Eu não estou conformado com o consumismo. Eu estou consumido pelo consumismo. Isto é, a pessoa chega a um ponto de não poder mais lutar contra essa atitude descontrolada.
Pois o pecado esta justamente no EXAGERO e não no consumo normal, porque todos nós somos consumidores.

O  vício se da quando perdemos o controle de nós mesmo, sobre algo que somos impulsionados a fazer. E a grande característica de um viciado é não aceitar que se tornou um dependente.
Quando falamos em vícios, pensamos sempre em álcool, cigarro, drogas. Mas sabemos que dependência vai muito mais alem daquilo que se pode tocar,pode ser visual também.
A bíblia condena o exagero,  a tecnologia e a modernidade trouxe consigo diversos tipos de vícios que adentrou na nossa mente, alma, coração sem que percebamos.

OS NOSSOS MAIORES INIMIGOS EXISTEM DENTRO DE NÓS MESMO: SÃO OS NOSSOS ERROS,VÍCIOS E PAIXÕES.
É muito difícil de combater aquilo que esta dentro de nós mesmo, é difícil aceitar que estamos dependentes de algo.
O vício é algo tão maligno que leva ao homem a destruição, é como se a pessoa estivesse preso a uma corrente sem poder sair do lugar.

Hoje no mundo todo existem clínicas que tratam de dependentes de tecnologias, jogos, redes sociais, pornografia. Segue abaixo matéria do site oficial da Globo.

http://g1.globo.com/globo-news/noticia/2015/09/vicio-em-tecnologia-requer-tratamento-com-terapia-e-remedios.html

O vício digital é um problema crescente e preocupante. Países como China, Japão e Coreia do Sul já reconhecem a patologia como um problema de saúde pública, como mostra o GloboNews Especial. No Brasil, existem institutos voltados para a desintoxicação digital - necessária quando o uso é abusivo dependente. Ou seja, quando ele gera prejuízo na vida real. O vício em tecnologia requer tratamento com terapia e remédios.
Compartilhamento de fotos e vídeos íntimos em redes sociais aumentou 120% de 2013 pra 2014. A dependência digital pode levar ao vício em drogas. Os psiquiatras explicam que é muito comum o dependente químico ter uma interação maior com o mundo virtual.
Um estudo realizado por um instituto americano apontou que o número de pessoas viciadas em smartphones cresceu quase 60% entre 2014 e 2015. Se antes eram 176 milhões de viciados, agora são 280 milhões de pessoas.

Debater sobre tipos de vícios e consumismo, prevenção e tratamento.

Conlusão.
Existe uma exceção em que a bíblia nos ensina a fazer muito, a não parar e muitas vezes não fazemos. l Tessalonicense 5.17. ORAI SEM CESSAR. É o tempo todo, cada minuto das nossas vidas temos que estar em conversa com o Pai.
Não existe contra indicação para isso.

Tente dedicar a Deus o  mesmo tempo que você dedica as suas redes sociais, amigos, jogos. Isso além de nos trazer benefícios diante Dele, irá nos prevenir contra todo tipo de vícios e manias da modernidade.

Que Deus abençoe a todos em nome de Jesus.

Relacionamento, Compromisso e Intimidade com Deus

                           
           


Relacionamento, Compromisso e Intimidade com Deus


 O significado da palavra relacionamento é: Capacidade de manter um relacionamento, de conviver bem com seus semelhantes. E todos nós seres humanos temos a necessidade de nos relacionarmos com as pessoas, seja profissionalmente, ministerialmente e familiar, porque vivemos em uma sociedade que um precisa do outro para alguma coisa na vida.

A bíblia nos da muitos exemplos de relacionamentos entre Deus e o homem.
Em Gn 3.8 diz que no final da tarde Deus caminhava pelo Jardim do Éden para conversar com Adão, isto é, o próprio Deus sempre procurou ter um relacionamento com o homem.
Porém, Deus não desistiu de se relacionar com o ser humano, após a queda do homem no jardim do Edem, vemos Deus tendo um relacionamento  com Abel, com Enoque, com Noé, com Abraão, com Isaque, com Jacó, com José, com Moises, com o povo de Israel e hoje, vemos Deus ter um relacionamento comigo e com você.

Ao lermos a Bíblia Sagrada vemos que em sua totalidade, a Bíblia designa apenas uma intenção de Deus: Ter um relacionamento com o ser humano para salva-lo da condenação eterna. Deus procura um relacionamento com você para que você possa conhecê-lo e para que você saiba que seus pecados fazem separação entre você e Ele, pois Ele é um Deus Santo!!

O que iremos falar nessa manhã é sobre RELACIONAMENTO COM DEUS.

Como nos relacionar com Deus?

Como agradar e edificar o nosso relacionamento com Deus?

Todos os dias nós nos preocupamos em como agradar o nosso chefe, lhe apresentando um bom projeto de trabalho, tentamos agradar as pessoas que amamos, o tempo todo fazemos de tudo para mantermos um bom relacionamento com as pessoas.
O que vamos aprender hoje é que Deus quer ter um verdadeiro relacionamento com cada um de nós em particular.
Em Gn 12.14 diz que Deus manda Abraão sair do meio da parentela e ir para um lugar onde Ele iria conhecer somente no caminho, podemos entender que para ele ter uma INTIMIDADE com Deus era necessário sair do meio, se afastar, fica sozinho. Porque?

Porque relacionamento é algo PARTICULAR, INDIVIDUAL.

Em  Mateus 14.23 a bíblia nos da um exemplo muito claro dessa particularidade, quando o próprio Jesus Cristo subiu ao monte sozinho para orar a Deus.



Em João 1  diz que no inicio Deus era verbo , e o verbo se fez carne para estar no meio dos homens. Deus se fez carne em Jesus Cristo para estar se relacionando diretamente com cada UM.
Encontraremos na bíblia diversos relacionamentos de Deus com o homem quebrado pelos homens, mas nunca por Deus. Porque Ele tem compromisso em zelar pela palavra Dele.
Povo de Israel adora outros Deuses – Êxodo 34
Judas trais Jesus – Lucas 22
Pedro trai Jesus – Mateus 26.34

Vamos falar agora de alguns atributos que precisamos ter para manter um relacionamento com Deus.



                   1 – Compromisso:

Não podemos imaginar nenhum tipo de  relacionamento sem compromisso. Quando falta isso, falta respeito, falta verdade, falta sinceridade, falta TUDO.
Em Mt 19.16, mostra que o jovem rico queria muito ter um relacionamento com Deus, mas quando foi lhe pedido uma única coisa percebemos que tudo não passava apenas de uma vontade.
O que te motiva a estar aqui hoje? , é apenas uma vontade?, é apenas mais um dia , mais uma aula?
Quando gostamos de alguém, nós entregamos toda a nossa fidelidade, o nosso tempo, a nossa disposição etc .
Deus quer muito mais de cada um, Deus quer que tenhamos com ELE um compromisso, assim como ele tem com NÓS.

Pergunta.
Quem aqui gosta de receber RESTO de alguma coisa?
Quer seja de comida, atenção, tempo ou qualquer tipo de sobra.
Deus não quer o resto, a sobra do seu tempo, da sua vida
Ele quer apenas um COMPROMISSO.


                2 – Intimidade:

 Quando tempo intimidade com alguém, procuramos fazer tudo aquilo que nos leva para perto, que nos aproxima, porque?
Porque intimidade não se constrói com DISTÂNCIA.

A bíblia diz que o pecado nos afasta de Deus ( Isaias 59.1).

Em Hebreus 12.14 diz que SEM SANTIFICAÇÃO NINGUÉM VERÁ A DEUS.
Isto é, para ter intimidade com Ele é necessário que estejamos enquadrados dentro dos critérios que Deus estabelece para que possamos estar na presença Dele.

Se o pecado nos afasta dele, temos que procurar não pecar, se a falta de Santidade nos impede de vê-lo, temos que procurar sermos Santos.
Existe algumas atitudes que nos facilita termos intimidade com o Pai.
I Tessalonicense 5. 17 - nos ensina que devemos orar sem cessar.
Orar é apenas um diálogo, uma conversa, um momento com Deus, fale para Ele das suas fraquezas, dos seus medos, dos seus anseios.
Tiago 4.8 – Chegai-vos a Deus e Ele chegara a vós

Apenas uma atitude sua traz Deus para perto de Você.
Jeremias 29.13 – Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o coração.
Que possamos buscar uma vida de compromisso e intimidade com Deus, sem isso não será possível mantermos um relacionamento com Ele.
E isso depende de nós, Ele esta esperando uma atitude minha e sua .


FAÇA ISSO HOJE, E AMANHÃ TERÁ UM BOM RELACIONAMENTO COM DEUS E COM TODOS AO SEU REDOR.

Deus abençoe a todos.




















Decisão : a hora do SIM ou NÃO, renúncia , perdão, arrependimento e confissão.


          Decisão : a hora do SIM ou NÃO, renúncia , perdão, arrependimento e confissão.

               Em vários momentos das nossas vidas temos que tomar decisões , algumas são bem simples e fáceis de tomar ,outras requer um pouco mais de coragem e até mesmo de sacrifício.
E a nossa caminhada com Deus é do mesmo modo , o tempo todo temos que tomar decisões , temos que decidir pelo sim ou não.
Temos que entender que decisões não são tomadas com “talvez”, “acho”,e sim com certeza . Em Mateus 5.37 nos ensina que a palavra do Cristão é sim sim e não não , porque para Deus não tem meio termo.
Encontraremos na bíblia diversos momentos de decisões que mudaram a vida de pessoas quer seja para o bem , quer ser seja para o mau.
A 1ª decisão a ser tomada na bíblia nos mostra que o Sim nem sempre é a resposta correta.
Em gênesis 3 nos mostra que Deus da uma ordem a Adão e Eva ,para que não comessem o fruto da árvore do conhecimento, porém a serpente oferece para Eva o tal fruto proibido , e chega a hora em que ela terá que tomar uma decisão onde mudaria a sua história ,a hora de dizer sim ou não.
E todos conhecem o final dessa história .
Quando Deus manda Noé  construir uma arca , ele tinha o livre arbítrio de dizer, Sim eu vou construir uma arca , ou não . Temos que lembrar que todas as nossas decisões nos trarão consequências mais cedo ou mais tarde nas nossas vidas.

Veremos algumas decisões e consequências que cita a bíblia.




Esse começo de lição nos mostra o quanto Deus requer algo de nós o tempo todo, ele nos chama a tomar uma
decisão ainda hoje , a grande verdade é que quando tomamos uma decisão estamos escolhendo as consequências daquilo que vamos carregar para o resto das nossas vidas (lamentações 3,39). Do que queixa-se os homens , queixam-se dos próprios pecados.
E dentro desse assunto “decisão” vamos falar de 4 ítens que nos levam ao céu .

1Renúncia
                                                              
                        2 Perdão
                                                               
                                             3 Arrependimento
                                                               
                                                                              4 - Confissão


                                                           
                                                               
                                             1 – Renúncia

Quando falamos de renúncia  estamos falando de desfazer , despojar, abandonar e desistir . Sabemos que quando Deus chama uma pessoa é necessário que venhamos desfazer de muitas coisas que nos impede de se achegar a Deus.
O Próprio Jesus renunciou a sua própria vida para viver o chamado de Deus, renunciou a sua Glória e Majestade para viver uma vida humilde na terra .
E nós sabemos que será necessário algumas renúncias para seguir a Cristo, hoje temos no  Brasil  40 milhões de pessoas afastadas do caminho do Senhor , ou seja 40 milhões de pessoas que não renunciaram algo para permanecer no caminho.
Em Mateus 19 , temos uma história que nos mostra um jovem rico que deseja servir a Deus , mas quando é aconselhado a renunciar  sua riqueza para caminhar com Jesus , ele se entristece ,mas não abre mão do que é seu e volta a seguir seu próprio caminho.
Mateus 4 , mostra que Jesus chama Pedro e seu irmão André para o seguirem no momento que eles estavam lançando a rede ao mar para pescar , e eles apenas deixaram tudo e o seguiram. Porque eles entendiam que Deus se responsabilizava com tudo. Quando nos escolhe e nos chama para viver a vontade dele.
Faça uma análise agora , o que te impede de estar na presença de Deus , o que você precisa renunciar , sempre tem algo que Deus pede para deixarmos, e hoje Ele esta falando que você tem o poder da decisão nas suas mãos , podemos fazer como o jovem rico ou como Pedro.

               
                                                         2 – Perdão.

Muito se fala em libertação nas igrejas nos dias de hoje, e mal sabemos que um dos maiores atos de libertação é a atitude de liberar perdão e pedir perdão.  Quando tomamos essa atitude estamos nos desvencilhando de algo que nos faz mal, que nos traz doença para a alma e para o físico.
Entretanto, apesar de ser tão importante, perdoar não é nada fácil, principalmente para aqueles que não seguem o que a Palavra de Deus orienta a fazer. Por isso, resolvi escrever cinco verdades bíblicas sobre o perdão. Em um primeiro momento, elas podem nos confrontar, mas, depois, vão nos direcionar a fazer a coisa certa:

                1) Perdão não é uma escolha

É comum escolhermos o que vamos perdoar, baseados naquilo que acreditamos ser "perdoável" ou não. Algumas pessoas acreditam, por exemplo, que alguém que comete o mesmo erro conosco mais de uma vez, não merece ser perdoada. Então elas criam uma espécie de "escala de perdão".  Mas a Palavra de Deus nos mostra que, perdoar não é uma escolha, mas uma ordem! Veja o que Jesus disse: "Tomem cuidado. Se o seu irmão pecar, repreenda-o e, se ele se arrepender, perdoe-lhe. Se pecar contra você sete vezes no dia, e sete vezes voltar a você e disser: ‘Estou arrependido’, perdoe-lhe" (Lucas 17:3-4).

               2) Perdão não é um sentimento

Sentir vontade de perdoar é muito bom. Mas a verdade é que quase nunca isso acontece! Se analisarmos os nossos sentimentos, encontraremos raiva, mágoa e desejo de vingança em nosso coração.  Por isso a Bíblia nos mostra que o perdão não deve ser fruto da emoção, e sim da razão. É claro que o sentimento pode estar envolvido no ato de perdoar, mas, se não estiver, a razão tem que prevalecer. Quando Pedro perguntou a Jesus sobre o quanto devemos perdoar, Ele deu uma resposta impactante: "Então Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: ‘Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes?’. Jesus respondeu: ‘Eu lhe digo: não até sete, mas até setenta vezes sete’" (Mateus 18:21,22). PERDOAR É ATITUDE.

               3) Perdão fingido não é perdão

Fingir o perdão é algo que muitas pessoas fazem, pois torna as coisas mais "fáceis". O verdadeiro perdão faz com que você viva em sinceridade com a pessoa que você perdoou.
Marcos 11 25.26.

                4) Perdão não é esquecer

Conheço muitas pessoas que não liberam o perdão por acharem que, por elas se lembrarem do que ocorreu, significa que não houve o perdão. Mas, se nos basearmos nesse modo de pensar, nunca conseguiremos perdoar ninguém! Quando somos agredidos ou ofendidos de alguma forma, o nosso cérebro guarda aquelas informações tão intensamente, que dificilmente nos esqueceremos um dia. Então, quando você perdoa, não significa que você esqueceu o que o outro fez com você, mas sim de que você não leva mais em conta. Quem perdoa, se lembra do que aconteceu, mas também se lembra que decidiu liberar perdão e isso traz paz ao coração. Veja o que Deus disse para o povo de Israel: "Porque eu lhes perdoarei a maldade e não me lembrarei mais dos seus pecados" (Jeremias 31:34). Essa passagem diz que Deus não se lembrará mais dos pecados daquele povo, mas eu te pergunto: Será que o Deus Todo Poderoso pode se esquecer de alguma coisa? É claro que não! Com isso, o texto mostra que Deus não os culpa mais pelos pecados confessados, pois Ele já os perdoou.

                   5) Deus não aprova a falta de perdão

Mesmo diante de todas essas verdades citadas aqui, existem muitas pessoas que não estão dispostas a perdoar. O problema é que essa decisão coloca essas pessoas diante do julgamento de Deus: "Pois se perdoarem as ofensas uns dos outros, o Pai celestial também lhes perdoará. Mas se não perdoarem uns aos outros, o Pai celestial não lhes perdoará as ofensas" (Mateus 6:14-15).

Pode parecer terrível, mas Deus não perdoa aqueles que não querem perdoar, pois Ele demonstrou o maior ato de perdão, ao enviar Seu Filho para morrer por nós, mesmo sendo tão pecadores! Por isso, a falta de perdão pode trazer muitas coisas ruins. Ela nos leva para longe da presença do Senhor e abre brechas para que o inimigo atue em nossas vidas. Em Isaías 59:2 está escrito: "As suas maldades separaram vocês do seu Deus; os seus pecados esconderam de vocês o rosto dele, e por isso ele não os ouvirá".

Essa é uma das razões pela qual tantas pessoas sofrem com doenças físicas e emocionais. A falta de perdão e o distanciamento de Deus gera uma ferida espiritual muito grande na pessoa, que tende a aumentar com o passar do tempo.
Se existe uma coisa que não combina com o caminhar com Cristo é a falta de arrependimento, a bíblia diz que o nosso Deus é rico em misericórdia, sendo assim ele perdoa tudo, mas para que haja perdão é necessária que exista o arrependimento dos erros.
O verdadeiro arrependimento é algo que nos faz sentirmos tristes por causa do nosso pecado e decidimos  mudar. Quem se arrepende rejeita o pecado e reconhece que precisa de Jesus para ser salvo .
O arrependimento vem de um sentimento, porém é concluído por uma ação.

Temos que saber a diferença entre arrependimento e remorso, pois esses dois sentimentos diferentes só tem duas coisas em comum, tanto um quanto o outro sentimento reconhece que errou. Muitas pessoas vivem em pecado achando que alcançou a misericórdia de Deus pelo simples fato de confundir esses dois sentimentos.
Na bíblia temos um exemplo  muito claro de REMORSO , em Mateus 27.3 , nos mostra que Judas reconhece o erro que fez ao trair Jesus, ele se entristece, entrega as moedas e se suicida. Quero trazer algo importante que nos mostra nesse versículo, ele diz que Judas arrependido entrega as moedas, porém se mata.



Como se o pecado dele estivesse nas moedas e não na atitude, isso nos , isso nos mostra claramente que tudo isso não passou de um remorso ,  pois o arrependimento lhe traria salvação e não condenação eterna. O remorso é uma opressão demoníaca que leva as pessoas à depressão, loucura e morte.
Em 2 Corintios 7.10 , diz – Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte . A tristeza do mundo é o remorso. Foi justamente o que aconteceu com Judas, veio um sentimento momentâneo que o levou ao suicídio.
O arrependimento momentâneo é algo que passa e com certeza levará as pessoas cometerem os mesmo erros, praticarem os mesmo pecados,  e isso se torna um perigo, porque passamos a conviver com isso, passa a ser algo normal.
E infelizmente isso nos traz a morte espiritual, nos deixa distante da presença de Deus, mesmo que achamos que estamos andando lado a lado com ele. Sem abandono do pecado não iremos nunca andar na presença Dele, pois ele é Santo .
             
  Agora vamos falar do verdadeiro sentimento que nos aproxima do Pai.  Em Isais 55.7 , Deus fala algo que leva ao povo a renunciar os pecados, se arrepender e buscar a salvação.
“Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos e se converta ao Senhor, que se compadeça dele, torne para o nosso Deus, porque é grandioso em perdoar”.
Quando a bíblia fala “deixe”,abandona”, ela esta dizendo para que nos arrependemos dos nossos pecados e buscamos em Deus o perdão .
                 
A bíblia é muito rica quando se fala em arrependimento porque o tempo todo Deus chama o homem para uma nova vida ,  pois não podemos mais caminhar um dia se quer sem que antes paramos para analisar a nossa vida com Deus. Será que não estamos carregando algo em nós que Deus tem nos tocado muito, algo que Deus sempre nos traz a memória, algo que o nosso adversário tem te acusado, e isso vem sempre com uma tristeza, algo que sempre pensamos – Eu  queria deixar de fazer isso, eu queria esquecer o que fiz, mas não consigo . Hoje é o dia que você pode deixar esse sentimento fora da sua vida.
Em Lucas 5.31 , Jesus fala algo lindo – Não são os que tem saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores ao arrependimento.  A única pessoa que pode de nos impedir de alcançar as misericórdias de Deus somos nós mesmo, pois o Pai já disse, eu vim para você, estou de braços abertos esperando o seu arrependimento.
Deus promove uma festa no céu quando um pecador se arrepende. Em Lucas 15.10 diz – Assim vos digo que há alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende.
Ezequiel 18.30-32 – “ Portanto , ó nação de Israel, eu os julgarei, a cada um de acordo com seus caminhos. Palavra do Soberano, o Senhor. Arrependam-se , desviem-se todos os seus males, PARA QUE O PECADO NÃO CAUSE A QUEDA DE VOCÊS, livrem-se de todos os males que vocês cometeram e busquem um coração novo e um espírito novo. Porque deveriam morrer, ó nação de Israel. Pois não me agrada a morte de ninguém. Palavra do Soberano, o Senhor. ARREPENDAM-SE E VIVAM.
Essa palavra nos traz o verdadeiro sentido do arrependimento. VIVER. É  necessário falarmos que o arrependimento  é seguido de algo que muitas pessoas ignoram.
                 
                                                     4 - Confissão.

Provérbios 28.13 – Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia.
Romanos 10.9 – Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que o Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.


I João 1.9 – Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.
No antigo testamento as pessoas que se arrependiam dos seus pecados teriam que se dirigir até o Sacerdote e confessar os seus pecados, para que ele levasse a Deus em oração e assim lhe diria o que fazer para alcançar a misericórdia.

Porém no novo testamento a morte de Cristo nos deu livre acesso ao PAI.
Porém vamos ver o que a bíblia nos ensina sobre a verdadeira confissão.
I Timóteo 2.5 – Porque há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens. Jesus Cristo,homem.
Lendo isso entendemos que  a bíblia não nos ensina que devemos confessar ao sacerdote, sendo que a bíblia que quando o véu se rasgou passamos a ter livre acesso ao Pai.
Em Tiago 5.16 diz – Confessai as vossas culpas uns aos outros e orai um pelos outros, para que sareis, a oração do justo pode muito em seus efeitos.

Esse versículo é muito polêmico por causa das interpretações que fazem em relação ao confessar uns aos outros. Mas vamos entender o que realmente a palavra diz quando analisarmos os detalhes. Todos  os versículos é necessário ler o texto e o contexto.
O texto diz que devemos confessar um aos outros, o contexto diz que a oração do JUSTO pode muito em seus efeitos. A palavra diz que nem todos que diz Senhor, Senhor entraram no reino dos céus, então sendo assim podemos entender que nem todos que estão na igreja são justos.
Em atos 8.24 , mostra que Simão arrependido de um pecado que cometeu, pediu a Pedro que orasse por ele, porque ele fez isso?

Porque ele viu em Pedro um homem justo para que ele pudesse confiar e pedir ajuda. Pecado não se confessa para qualquer um. Imagine que você conte o seu pecado para uma pessoa que comete o pecado da fofoca e não esta liberta ainda. Você terá problemas!
Nesse mesmo versículo confessai uns aos outros para que SAREIS. Nem toda doença é consequência de pecado, porém o pecado pode impedir a cura. É bom verificarmos que quando Jesus cura as pessoas ele  fala “Perdoados estão o seus pecados”.
 Ler Mateus 9.2 e Marcos 2.5.

Quando pecamos e nos arrependemos e  confessamos o nosso erro a Deus somos perdoados, porém fica sobre nós um sentimento de acusação que vem da nossa mente e também do próprio acusador , o diabo. (Ap. 12.10).
Às vezes estamos doentes da alma e do corpo e não sabemos a razão.Muitas vezes estamos nos sentindo condenados e isso nos deixa doentes , enquanto não confessarmos não somos curados.
No salmo 32.3-5 , Davi nos mostra que enquanto ele não ABRIU A BOCA e não confessou ele sentia dores no corpo ao ponto de gemer, não tinha mais humor, porque carregava sobre ele o peso da acusação.
O ato de confessar com os próprios lábios os pecados praticados e ter alguém de confiança para orar juntos traz cura para a alma, podemos dizer que liberamos a nossa alma no mundo espiritual, pois é onde o acusador encontra brecha.


Como você é conhecido no mundo espiritual?

O nome Jacó significa enganador, porquanto ele enganou o seu irmão duas vezes. Porém chegou um dia que Jacó luta com um anjo para ser abençoado. E Deus vendo isso trocou o seu nome para Israel, que significa, homem que luta com Deus.
E quando confessamos nossos pecados estamos dando legalidade para que não venhamos mais ser acusados dos nossos pecados, porque o acusador não terá mais motivos para nos apelidar porque fomos perdoados e curados.




















Vida e ministério de Jesus

                             Vida e ministério de Jesus

Na aula passada falamos e aprendemos um o pouco de o  porque seguir e como seguir Jesus, agora que já sabemos isso é importante sabermos como foi a vida e ministério Dele, encontraremos nessa lição todos os motivos para nos apaixonarmos por esse alguém que por mim e por você sofreu tudo que falaremos à partir de agora.

Essa lição será dividido em 6 etapas, onde iremos abordar quase tudo que o Salvador viveu na terra como homem, “porém não pecador.”

1 – Nascimento
2 – Infância
3 – Ministério
4 – Morte
5 – Ressurreição
6 – Ascenção

É  muito importante salientar que iremos começar a nossa lição falando do antigo testamento , porque toda a vida de Jesus desde o seu nascimento até a sua morte foi profetizada nos livros do AT.
Talvez  muitas pessoas até mesmo da igreja se pergunta , como assim? , ele se intitulou como o Salvador ? , Porque muitos criam que ele era o Filho de Deus? , iremos verificar agora que tudo que aconteceu já estava escrito , ele apenas seguiu o chamado e a vontade de Deus.
Segundo os estudos já cerca de 300 profecias relacionadas a Jesus no Antigo Testamento , claro que iremos falar de algumas delas nessa manhã.

O que é profecia?

I Corintios 13.4 – Mas o que profetiza fala aos homens para edificação , exortação e consolação.
Ou seja nem toda profecia vai te falar sempre as mesmas coisas , ela te repreende, te edifica e também nos consola, Deus fala quando quer , como quer e do jeito que quer.


                                             

                                                   1 – NASCIMENTO
 
PROFECIA       PERÍODO      CUMPRIMENTO
 
Miqueias 5.2     710 anos      Mateus 2.1
 
Isaias 7.14        700 anos      Mateus 1.18

 O nascimento de Jesus foi profetizado antes mesmo do nascimento de sua mãe Maria, nisso vemos que ele não apareceu do nada, não se intitulou o Messias , o Salvador  e saiu por ai fazendo milagres , ele foi projetado por Deus , assim como cada um de vocês , não viemos ao mundo por um acaso , você é um projeto de Deus.
Existem detalhes no nascimento de Cristo que vale a pena sabermos.
Lucas 2.7 – Nos mostra que ele nasceu em uma manjedoura, mas o que é isso ? , e porque ele não nasceu em um local melhor?
Manjedoura é um  tabuleiro onde se deposita  alimentos para  os animais , tais como  cavalos , vacas , etc...
   Madeira   Argila.

Porque Cristo nasceu em uma manjedoura?

Na época as hotelarias da cidade estava muito cheia por conta do recenseamento que haveria em Belém , e todas as pessoas que era da cidade tiveram que voltar para lá para poder contar a população da cidade. E também nos mostra o quanto seria humilde a vida de Jesus na terra , pois ele abriu mão de toda a sua Glória para viver no meio dos pecadores.


                                     2 – INFÂNCIA

A bíblia fala muito pouco de Jesus criança ou adolescente , pois temos em Lucas 2.42 , Jesus com 12 anos e depois falaremos dele aos 30 anos de idade.
Lucas 2.42  mostra que seus pais estavam em uma festa na cidade de Jerusalém , e quando estão voltando para a sua cidade dão conta de que Jesus não seguiu viagem com eles . Sendo assim voltaram todo o caminho de um dia inteiro e encontraram Jesus no templo debatendo a palavra com doutores da palavra e todos se maravilhavam com a sabedoria do menino Jesus.
No versículo 52 nos da uma ideia de como foi a adolescência e a fase adulta de Jesus , pois diz que ele crescia em sabedoria , e em estatura Jesus e em graça para com Deus e os homens. Ou seja podemos entender que todo esse tempo  ele passou estudando a palavra para que pudesse dar inicio ao seu ministério aos 30 anos de idade.


                              3 – MINISTÉRIO
 
PROFECIA      PERÍODO         CUMPRIMENTO
 
Isaias 53.3         700 anos           I João 7.5
 
Isaias 53.3       700 anos          2 João 7.48

Aparentemente parece que foi profetizado que Jesus teria um ministério frustrado, sem perspectiva, onde ninguém acreditaria nas suas palavras. E hoje em dia somos assim, quantas vezes deixamos de fazer algo porque achamos que ninguém irá nos dar crédito, temos ideias ótimas e deixamos de executa-las porque achamos que é coisa da nossa cabeça. Jesus não olhou para isso e muito menos pensou assim, e continuou firme e constante nos seus propósitos e no chamado de Deus.
Vamos ver agora alguns atributos do ministério de Jesus que mostra o lado onde ele se dedicou e viveu verdadeiramente em função dó amor as vidas.




                      Continuação do ministério de Jesus

PROFECIA      PERÍODO        CUMPRIMENTO
 
Isaias 61.1-3      700 anos         Mateus 11.28
 
Isaias 61.1-3      700 anos         Lucas 4.17-21

Acabamos de ler o quanto  o ministério de Jesus foi bem sucedido na terra , pois ele cumpriu justamente aquilo que Deus o chamou.
O propósito dele era mostrar a todos que apesar dele realizar vários milagres, libertar pessoas de cativeiros espirituais , era necessário que todos cressem que ele era o filho de Deus que veio para salvar Israel e todo a humanidade do pecado e que nele havia salvação.

                            4 – MORTE

PROFECIA      PERÍODO        CUMPRIMENTO
 
Salmo 22.1      700 anos         Mateus 27.46
 
Salmo 22.7      700 anos         Marcos 15.29
 
Salmo 22.15     700 anos         João 19.28
 
Salmo 22.18     700 anos        João 19.23-24

Existem mais de 25 profecias em torno da morte de Jesus, tudo que aconteceu na vida dele estava escrito.Ele teria que nascer , viver e morrer para que hoje nós tivéssemos aqui falando desse amor incondicional. O mais triste é saber que todo esse sofrimento , dor , desespero foi por mim e por você.
Isaias 53.7 – ELE FOI OPRIMIDO, MAS NÃO ABRIU A BOCA, COMO UM CORDEIRO FOI LEVADO AO MATADOURO E , COMO A OVELHA MUDA PERANTE OS SEUS TOSQUIADORES, ELE NÃO ABRIU A BOCA.


                            5 – RESSURREIÇÃO.

PROFECIA              PERÍODO              CUMPRIMENTO
 
Salmos 16.9-11 700 anos                Atos 2.25-32
 
 

Nessa oração profética Davi prediz a ressurreição de Cristo , afirmando que seu corpo não sofreria decomposição, nem seria abandonado no sepulcro , e de fato ele não ficou jogado em uma cova , pois ressuscitou ao terceiro dia , estando assim limpo de qualquer decomposição do seu corpo.
Em l Corintios 15 , mostra claramente quando Cristo ressurreto aparece para os discípulos e para mais de 500 pessoas , provando que as profecias sempre se cumpriram quando vem da parte do Senhor.

                                                     
                                     6 – Ascenção de Cristo

PROFECIA                PERÍODO                  CUMPRIMENTO

Salmos 68.18             700 anos                    Atos 1.9
Salmos 68.18             700 anos                    Efézios 4.8


A palavra ascensão significa escalada, subida, elevação. Para os cristãos essa palavra tem um significado muito mais profundo, principalmente quando se fala da “ascensão de Cristo”. 


Todos sabem que Jesus Cristo morreu. No entanto, a morte não foi capaz de prendê-lo no túmulo; Ele venceu a morte e ressuscitou. Após ter vencido a morte e voltado à vida, a Bíblia relata que Jesus aparece e interage com várias pessoas em seu próprio corpo por um espaço de tempo de quarenta dias, evidência clara da Sua ressurreição.
“Depois do seu sofrimento, Jesus apresentou-se a eles e deu-lhes muitas provas indiscutíveis de que estava vivo. Apareceu-lhes por um período de quarenta dias falando-lhes acerca do Reino de Deus. Certa ocasião, enquanto comia com eles, deu-lhes esta ordem…” (At 1. 3-4 NVI)
Ascensão de Cristo significa que Jesus não ficou morando aqui em nosso mundo, Ele foi elevado às alturas até o Seu trono à destra de Deus, cerca de quarenta dias após a Sua morte e ressurreição.“Tendo dito isso, foi elevado às alturas enquanto eles olhavam, e uma nuvem o encobriu da vista deles.” (At 1:9 – NVI)
Porém, o fato mais marcante da ascensão de Jesus foi a revelação feita pelos dois anjos aos que testemunharam a subida Dele ao céu:

“…De repente surgiram diante deles dois homens vestidos de branco, que lhes disseram: “Galileus, por que vocês estão olhando para o céu? Este mesmo Jesus, que dentre vocês foi elevado ao céu, voltará da mesma forma como o viram subir”. (At 1:10-11 – NVI)

Jesus voltará do céu no “último dia” para concretizar todo o plano de Deus e levar consigo a Sua igreja para a vida eterna.

                         ELE VOLTARÁ PARA NOS BUSCAR

João 14. 2-3
Na casa de meu Pai há muitas moradas , se não fosse assim eu já vos teria dito , VOU PREPARAR-VOS LUGAR.
E quando eu for , e vos preparar lugar , virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver , estejais vós também.





quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Eventos

Significado de Lâmia

Significado de “LAMIA” causa boato nas redes sociais; Entenda


Infelizmente a tragédia ocorrida nesta semana com o time chapecoense ainda é motivo de muita especulação entre pessoas que, ao que parece, não utilizam muito o bom senso.
Após a divulgação de material inadequado por alguns canais de notícia, dessa vez circula nas redes sociais o boato de que “LAMIA“, nome da empresa que transportava as vítimas do acidente na Colômbia, significa um tipo de “demônio devorador“.
O que está causando essa polêmica é o fato dos internautas consultarem na Wikipédia a seguinte informação:
Lâmia (em grego: Λάμια), na mitologia grega, era uma rainha da Líbia que se tornou um demônio devorador de crianças. Chamavam-se também de lâmias um tipo de monstros, bruxas ou espíritos femininos, que atacavam jovens ou viajantes e lhes sugavam o sangue.”
Veja um exemplo na imagem abaixo:
O que tais pessoas parecem ter esquecido é de verificar a etimologia do nome dado a empresa aérea, cujo verdadeiro significado é L-A-M-I-A = Línea Aérea Mérida Internacional de Aviación, sendo, portanto, a palavra LAMIA uma sigla em espanhol e não uma palavra de origem grega.
O simples fato de uma sigla coincidir com outros termos, sejam eles considerados positivos ou não, não prova absolutamente nada sobre a intenção da palavra, especialmente num contexto onde os idiomas são compartilhados com diversas origens históricas, alterando com o tempo o significado de alguns.
O que fica evidente em situações como essa é que precisamos aprender a discernir a origem e a qualidade das informações repassadas na internet, especialmente nas redes sociais, uma vez que isso pode favorecer a disseminação de boatos ofensivos, caluniosos e, no caso em questão, sofríveis, para quem diante do luto se depara com tamanha especulação.
Enquanto o mundo e, em especial, o Brasil, chora a dor de familiares e amigos pela perca dos seus entes queridos, alguns se detém a especular o que não convém.
Invés disso precisamos, sim, como já dissemos em outro artigo, compartilhar a dor e não magoar as feridas. Sentar ao lado, física ou virtualmente, através de palavras ou do simples silêncio, oferecer o consolo e a certeza de que Deus é soberano sobre todas as coisas.

Noticias

Novidades

Dicas de leitura



Nessa obra, o reverendo Henry Maxwell, pastor da Primeira Igreja da cidade de Raymond, vive honestamente sua vida confortável e sem contratempos, até o dia em que surge em sua igreja um homem pobre e necessitado. O episódio o leva a questionar valores e colocar seu modo de vida e prioridades em perspectiva, colocando diante de si a seguinte questão: "O que Jesus faria?".
A partir disso, decide propor aos fiéis de sua igreja que se comprometam durante um ano a não fazer nada sem antes perguntar o que Jesus faria na mesma situação. O desenrolar da história descreve a experiência, tanto de satisfação e realização pessoal, como também de conflito e incompreensão que as pessoas vão tendo à medida que se empenham em seguir a proposta apresentada.

Porque seguir a Cristo e Como seguir a Cristo?


                                                  Porque seguir a Cristo e  Como seguir a Cristo?

Acredito que todos nós já fizemos ou vamos fazer essas perguntas em um determinado momento das nossas vidas.
Nós seres humanos  somos cheios de questionamentos, queremos  saber tudo, e perante essas duas perguntas como hoje o nosso discipulado.

1ª – Porque  seguir a Cristo?

A grande maioria das pessoas tem o hábito de seguir alguém por algum motivo, porque nós somos influenciados  por uma sociedade que nós torna todos iguais.
Seguimos amigos, artistas, jogadores de futebol em redes sociais.
E se alguém nos faz a pergunta,. Porque os seguem?
A resposta seria objetiva,. Sigo por que gosto ou porque todos seguem.
Assim chegamos a conclusão de que somos todos iguais.
Agora iremos entrar nas questões bíblicas e encontraremos alguns momentos  em que o próprio  Jesus CHAMA pessoas para o SEGUI-LO.

Mt 8:22 / Mc 2:14 / Lc 5:27 / Jo 1:43

Qual a grande diferença de seguir ao mundo e seguir a Cristo?
No mundo seguimos o que todos seguem porque ele nos faz iguais uns aos outros. E para servir Jesus é necessário que sejamos totalmente diferentes, para que possamos ser imagem e semelhança Dele.(Gn 1.26). O porque seguir a Cristo esta inserido no livro de João 6:68, quando Jesus pergunta para os seus discípulos se eles gostariam de retornar, e Pedro responde: Para onde iremos se só o Senhor tem palavra de vida eterna.
É bem certo que seguir a Cristo VERDADEIRAMENTE irá nos trazer alguns benefícios materiais, profissionais e pessoais, pois Ele mesmo nos faz essas promessas.
Mt 6:6 / Mt 7 / Mt 6:33

Mas não podemos fazer disso o nosso alicerce em Deus.
Temos que segui-lo porque  ELE É DEUS, PELO QUE ELE É, E NÃO PELO QUE ELE FAZ. (Isaias 9:6).
Receber algo de Deus é consequência do que entregamos a Ele, não é uma troca, mas temos que nos entregar a Ele por inteiro.
Se fizermos uma comparação com o que o mundo tem para nos oferecer, iremos nos decepcionar, porque ainda que pareça legal, gostoso, atraente e prazero, é justamento aonde esta escondido o nosso adversário, (Pv 14: 12-14).

2 – Como seguir a Cristo?

Podemos dizer que na teoria a primeira pergunta é muito mais fácil de  responder, porém essa segunda é muito mais difícil por fazer parte da prática, porque praticar é viver.
A bíblia nos traz vários exemplos de como seguir a Cristo.
Um dos principais exemplos é fazer o que o Apóstolo Paulo nos ensinou em I Corintios 11.1, Sejais meus imitadores, assim como eu sou de Cristo.
 A palavra nos ensina que devemos andar, agir, pensar, falar e se comportar como Cristo.

Mas o 1º mandamento que devemos seguir é AMAR O SEU DEUS ACIMA DE TODAS AS COISAS. (Mt 22.37).

O 2º mandamento de como seguir a Cristo é AMAR O PRÓXIMO COMO A TI MESMO.(Mt 22.39).

O 3º  Toma a tua cruz e segue-me. (Mc 8:34).
Jesus chama ao homem para esquecer suas próprias vontades e assumir as suas responsabilidades de Cristão e segui-lo.
Porque essa foi a atitude Dele, não cometeu pecado algum, renunciou a sua Própria vida , carregou  e suportou  toda a dor de morte de cruz para que possamos viver a vontade Dele.
Efésios 5.1 – Imitar a Cristo e fugir do mal. Deus nos ensina que devemos trilhar o nosso caminho, sabemos onde podemos andar, o Senhor somente nos da força para vivermos a sua vontade, o seu chamado.


Efésios 2:8 -  Somos salvos por meio da FÉ, e pela graça. Não chegaremos o céu se acreditarmos nas nossas forças. A nossa salvação é algo que temos que administrar aqui na terra. Aquele que é Santo, santifica-se ainda mais.
Salmo 119:105 – Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz para o meu caminho.
 Temos que ter o conhecimento, ler as escrituras para nos manter fortes e firmes.
              Existe algo que nos impede de ver a Deus caso não tenhamos em nossas vidas.
              Hb 12.14 – Sem Santificação ninguém verá a Deus, para que possamos seguir a Cristo é necessário uma vida pura, sem mácula.
João 17. 18-19 / l Cor. 6:11 / Hb 12:14 / l Pd 1:14-16.
 

       Que possamos verdadeiramente tomar a decisão de viver uma vida diante de Deus, saber o porque segui-lo e como servi-lo é saber que Ele nos escolheu, que somos diferentes, que ser Cristão é viver na contra mão desse mundo que o inimigo já esta realizando todas as vontades deles. Matar, roubar e destruir.





Estudos

Ministrações

Díscípulado Geração Eleita


Não consigo pensar e falar em igreja como Corpo de Cristo e unidade, sem poder imaginar os jovens inseridos como peças fundamentais não para o futuro da igreja, e sim para o presente, pois a palavra diz l João 2:14 - Jovens vos escolhi porque sois fortes, e a palavra de Deus esta em vós, já venceste o maligno.
Trabalho com ministério de jovens há mais de 15 anos, e esse projeto de discípulado é algo que Deus tem feito arder em meu coração.
Peço licença para poder usar as palavras de Martin Luther King, em dizer que EU TENHO UM SONHO.
Deus me deu esse direito de sonhar em ver Jovens comprometidos com um Evangelho pleno, em ver jovens com sede e fome da palavra e da pregação.
Esse projeto tem levado a palavra através de estudos para grupos de jovens, independente de igreja, placa entre outras coisas que tem separado ao meio o Corpo de Cristo.
Temos assistidos milhares de jovens se perdendo mesmo conhecendo a verdade, e o meu grito de socorro é , ME AJUDEM A TRAZE-LOS DE VOLTA.
Essa é a nossa missão.

Ajudem a divulgar nosso blog, e nos enviem sugestões para que possamos juntos edificarmos cada vez mais vidas para o Reino do Pai.

Que Deus abençõe a todos.

Sandro Alves

Quem somos

Livros

Estudos